MÚSICA PARA OS OLHOS

novembro 10, 2016


DanielBrandao_TheShitsComecei a trabalhar com quadrinhos com dois grandes amigos: JJ Marreiro e Geraldo Borges. Logo criamos um selo chamado Os Impossíveis, inspirado em um desenho animado clássico cujos protagonistas formavam um power trio. Puro punk rock e a filosofia do “faça você mesmo”.

O que tínhamos mais em comum fora dos quadrinhos era o álbum Jagged Little Pill, da Alanis Morissette, lançado no ano que começamos profissionalmente. Escutávamos aquele CD repetidamente todos os dias enquanto desenhávamos nossas narrativas gráficas. Aquela trilha faz parte da minha vida até hoje.

A música sempre esteve presente no meu trabalho. Especialmente Beatles. John, Paul, George e Ringo sempre me acompanharam. Ao som deles viajei através do universo dos quadrinhos.

Diferente do que muitos pensam, existe som nos quadrinhos. Na mente dos leitores, os personagens têm voz, e as ações possuem efeitos sonoros: explosões, pancadas, motores, batucadas, etc. tudo isso é escutado através dos olhos. Isso mesmo, olhamos e sentimos os sons nas páginas das histórias.

Além disso, a leitura de uma HQ possui ritmo. Quando componho uma página, penso em música. Para mim, cada quadrinho é um acorde. A forma, o tamanho e a quantidade de quadros determina o ritmo e o clima da melodia e, consequentemente, da narrativa. Uma história pode ser pensada como uma ópera. O clímax pode ser tão marcante quanto um bom refrão.

Durante minha longa e sinuosa estrada criei muitas páginas e ilustrações com trilhas sonoras inspiradoras. Homenageei músicos e canções com personagens e histórias. Rock, punk, metal, blues, jazz… tudo isso pode ser música para se ler ou leituras para ouvir.

Daniel_YourHouse_01LETRAS

Daniel_YourHouse_02LETRAS

Daniel_YourHouse_03LETRAS

Daniel_YourHouse_04LETRAS

Daniel_YourHouse_05LETRAS

MINI BIO E CONTATOS

Daniel Brandão

Gosto de desenhar desde que me entendo por gente. Pintei quadros com minha avó quando eu era criança e criei meus primeiros heróis e quadrinhos a partir dos 9 anos.

Quando já estava na faculdade, descobri a Oficina de Quadrinhos da UFC (Universidade Federal do Ceará) e lá eu tive uma visão do meu futuro. A partir de então decidi trabalhar com ilustração e quadrinhos.

Para isso, estudei bastante. Eu me formei em Comunicação Social pela UFC e cursei a Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Arts, em Nova Jersei (EUA).

Desde 1996 eu trabalho como quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário. Já ganhei três prêmios HQ Mix pela publicação Manicomics e trabalhei com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções.

Sou criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara. Atualmente possuo um estúdio próprio em Fortaleza, Ceará (Estúdio Daniel Brandão) onde ofereço cursos de desenho, quadrinhos e mangá.

 

(85) 3264-0051

www.estudiodanielbrandao.com

Facebook: (http://www.facebook.com/estudiodanielbrandao)

Twitter: danielbrandaoHQ

Instagram: @danielsbrandao

 

Publicado por Daniel Brandão

O Estúdio Daniel Brandão produz quadrinhos, ilustrações, criações de personagens e mascotes. Aqui também são oferecidos cursos de Desenho, HQ, Desenho Avançado e Mangá, além de aulas particulares.

Inscreva-se para receber atualizações no seu e-mail

Estúdio Daniel Brandão

Av. Santos Dumont, 3131A, sala 817, Torre Comercial do Del Paseo, Aldeota.
Fortaleza – CE . CEP: 60150 - 162
+55 (85) 99277.9244
[email protected]

Estúdio Daniel Brandão • todos os direitos reservados © 2020 • powered by WordPress • Desenvolvido por Iunique Studio