A Beleza do Aprender

outubro 02, 2019


O aluno aparece com o caderno todo rabiscado. Linhas e mais linhas sobrepostas por formas que variam entre traços mais rápidos e outros mais cuidadosos, riscos finos e grossos, refinados e charmosos ou apressados e nervosos – seu olhar empolgado, passando por entre os próprios grafites no papel, reverbera o impacto da nova descoberta em seu coração: as mil possibilidades misteriosamente guardadas no lápis utilizado até então somente para fazer as provas do colégio.

Uma jovem se aproxima com empolgação, enquanto a aquarelista dança o pincel no papel levemente amarelado, a tinta aguada se espalha pela superfície, mas harmoniosamente segue o caminho criado pela artista, enquanto sua aprendiz encanta-se com a revelação, prestando atenção nos movimentos sincronizados do pulso, punho e dedos de sua mestra, surpreendendo-se ao perceber que todo seu corpo está dedicado ao baile da tinta no papel.

Com sua visão lenta, o velho autor relê os escritos da jovem escritora. Não consegue conter, pela segunda vez, as lágrimas que correm por sua face – escolhas narrativas tão simples e discretas numa trama tão empolgante que ele abandona a análise e se mantém no desejo de simplesmente deixar aquela história seguir. Sente-se em seus primeiros anos de leitor, quando a magia da literatura o fisgara de vez.

Por vezes chegamos em pontos em nossas vidas que são marcos de vitórias, os quais podem nos trazer contemplação, calma ou mesmo novas responsabilidades – e são sentimentos maravilhosos – mas a paixão, a empolgante surpresa, a agradável perplexidade, as sensações que nos fazem perceber que algo foi acionado dentro de nós e que começamos a dar os passos que nos elevam, que nos evoluem… são coisas guardadas durante o processo de aprendizagem – e ele não tem fim, perdura por nossa vida e além, porque, quando aprendemos, tomamos conta de algo, de um mistério tal a chama roubada de Prometeu, e esperamos dividi-la com nossos iguais, elevando a bela pira do Conhecimento para além dos céus.

E você, artista, qual aprendizado eleva o fogo de suas paixões hoje?

Texto de Luís Carlos Sousa.

Publicado por Daniel Brandão

O Estúdio Daniel Brandão produz quadrinhos, ilustrações, criações de personagens e mascotes. Aqui também são oferecidos cursos de Desenho, HQ, Desenho Avançado e Mangá, além de aulas particulares.

Inscreva-se para receber atualizações no seu e-mail

Estúdio Daniel Brandão

Av. Santos Dumont, 3131A, sala 817, Torre Comercial do Del Paseo, Aldeota.
Fortaleza – CE . CEP: 60150 - 162
Fixo: (85) 3264.0051 | Celular (WhatsApp): (85) 99277.9244
estudiodanielbrandao@gmail.com

Estúdio Daniel Brandão • todos os direitos reservados © 2024 • powered by WordPress • Desenvolvido por Iunique Studio