Registros de uma viagem à Jeri

novembro 29, 2017


 

Como quadrinista, eu não resisto a observar os lugares que viajo e as pessoas que cruzo, sempre em busca de novas histórias. Muitas vezes prefiro desenhar à fotografar. E quando fotografo, na maior parte das vezes, o faço com a intenção de desenhar depois. Busco o que não é comum e sempre liberto minha imaginação a partir de várias questões.JERI_VOS_2017_03 instagramJERI_VOS_2017_01 instagram

Nestas férias de julho minha família escolheu passar uns dias em Jericoacoara, onde até o mar para e medita.

Para os turistas, aquelas águas cristalinas servem para lavar a alma. Mas elas também representam a esperança de famílias que torcem para que a rede retirada ao nascer do sol lhes traga o alimento daquele dia. Cruzar com essas pessoas nas caminhadas matutinas me fez olhar para aquele mar com maior devoção.JERI_VOS_2017_05 instagramJERI_VOS_2017_04 instagram

Tive que registrar os altos coqueiros do vilarejo, não só por conta de sua beleza, mas também por ter flagrado a coragem de um local que escalou até o topo de um dos mais compridos para retirar cocos com golpes de facão sem proteção alguma. Será que o que ele vai ganhar com esses cocos valem o risco de vida?

Neste paraíso de Babel, tem gente do mundo todo. Aqueles que são turistas estão ali por motivos óbvios, mas me intriga pensar o que leva um casal do norte da Itália, por exemplo, a largar tudo para montar uma pousada em Jeri. Quantas histórias não estão escondidas nesta trajetória?JERI_VOS_2017_06 instagramJERI_VOS_2017_02 instagram

O mar de Jericoacoara é tão mágico que é nele que o sol escolhe se pôr. E no fim da tarde, em um ritual quase religioso toda a população do local peregrina até a duna principal para reverenciar este momento. E no instante que o sol se esconde atrás da linha do horizonte, brasileiros, japoneses, americanos, alemães e italianos falam a língua universal do aplauso. Um momento catártico e sublime. Quando casais se beijam, grupos cantam, amigos se abraçam e todos sentem algo especial.

Tentei registrar as sutilezas destes momentos com pincel e nanquim. Mesmo sabendo que não seria possível…JERI_VOS_2017_07 instagram

 

MINI BIO E CONTATOS

DanielBrandão

Gosto de desenhar desde que me entendo por gente. Pintei quadros com minha avó quando eu era criança e criei meus primeiros heróis e quadrinhos a partir dos 9 anos.

Quando já estava na faculdade, descobri a Oficina de Quadrinhos da UFC (Universidade Federal do Ceará) e lá eu tive uma visão do meu futuro. A partir de então decidi trabalhar com ilustração e quadrinhos.

Para isso, estudei bastante. Eu me formei em Comunicação Social pela UFC e cursei a Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Arts, em Nova Jersei (EUA).

Desde 1996 eu trabalho como quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário. Já ganhei três prêmios HQ Mix pela publicação Manicomics e trabalhei com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções.

Em 2016 ganhei o prêmio Al Rio como destaque local. Fui coordenador de conteúdo do curso de quadrinhos do projeto HQ Ceará e organizador da Antologia HQ pela Fundação Demócrito Rocha.

Sou criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara. Atualmente possuo um estúdio próprio em Fortaleza, Ceará (Estúdio Daniel Brandão) onde ofereço cursos de desenho, quadrinhos e mangá.

 

(85) 3264-0051

www.estudiodanielbrandao.com

Facebook: (http://www.facebook.com/estudiodanielbrandao)

Twitter: danielbrandaoHQ

Instagram: @estudiodanielbrandao

Publicado por Daniel Brandão

O Estúdio Daniel Brandão produz quadrinhos, ilustrações, criações de personagens e mascotes. Aqui também são oferecidos cursos de Desenho, HQ, Desenho Avançado e Mangá, além de aulas particulares.

Inscreva-se para receber atualizações no seu e-mail

Estúdio Daniel Brandão

Av. Santos Dumont, 3131A, sala 817, Torre Comercial do Del Paseo, Aldeota.
Fortaleza – CE . CEP: 60150 - 162
Fixo: (85) 3264.0051 | Celular (WhatsApp): (85) 99277.9244
estudiodanielbrandao@gmail.com

Estúdio Daniel Brandão • todos os direitos reservados © 2024 • powered by WordPress • Desenvolvido por Iunique Studio