Por Daniel Brandão
Neste segundo semestre de 2016 a Fundação Demócrito Rocha realizou um projeto inédito no Brasil chamado HQ Ceará através de um edital da SecultFor. O projeto HQ Ceará, sob a liderança do editor Raymundo Netto, já é um marco histórico na trajetória dos quadrinhos cearenses e mexeu bastante com o mercado local. O projeto foi abrangente e produziu cursos (presenciais e à distância), oficinas, palestras, shows, exposição e uma antologia de quadrinhos. Um documentário também faz parte do projeto e ainda está em produção.
Tive a honra de ser o coordenador de conteúdo dos cursos e o organizador da antologia. Funções novas para mim e muito desafiadoras. Convivi com cerca de 40 autores cearenses e aprendi muito com cada um deles. Eles representam a maior riqueza do projeto HQ Ceará. Nunca tinha visto no Brasil um curso gratuito de quadrinhos à distância, oferecido gratuitamente, em 12 fascículos encartados no jornal semanalmente e disponibilizado em PDF e vídeo aulas no site (http://fdr.org.br/uane/hqceara/). Curso este que foi produzido por mais de 20 autores e que, portanto, oferece uma visão plural e extremamente rica da linguagem dos quadrinhos. O curso ainda está no ar e quem quiser se juntar aos mais de 5200 alunos inscritos verá que qualquer pessoa pode se expressar através dos quadrinhos se quiser.
Muita gente produz quadrinhos (de qualidade) no Ceará e este projeto também quis mostrar isso ao grande público. Por isso, um dos produtos – para mim, a cereja do bolo – foi um livro que reuniu mais de 30 quadrinistas da cena local chamado Antologia HQ. Editado por Regina Ribeiro, este livro tentou reunir artistas com uma diversidade de estilos, escolas e experiências. Muita gente boa ficou de fora, infelizmente. Porém, os que estão no livro representam de alguma forma todas as tribos da HQ cearense. São todos diferentes, talentosos e com estilos pessoais. Se você não os conhece, precisa conhecê-los e este livro é uma ótima oportunidade para isso. Você se surpreenderá!
Em tempo: dia 19/11, a partir das 16:30, você poderá adquirir o livro Antologia HQ e encontrar boa parte dos autores que fizeram parte do projeto HQ Ceará na Feira de Quadrinhos promovida pela SecultFor que acontecerá no Mercado dos Pinhões. Esta é uma ótima oportunidade de vivenciar um pouco da cena local e trocar ideias com os autores.
MINI BIO E CONTATOS
Daniel Brandão
Gosto de desenhar desde que me entendo por gente. Pintei quadros com minha avó quando eu era criança e criei meus primeiros heróis e quadrinhos a partir dos 9 anos.
Quando já estava na faculdade, descobri a Oficina de Quadrinhos da UFC (Universidade Federal do Ceará) e lá eu tive uma visão do meu futuro. A partir de então decidi trabalhar com ilustração e quadrinhos.
Para isso, estudei bastante. Eu me formei em Comunicação Social pela UFC e cursei a Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Arts, em Nova Jersei (EUA).
Desde 1996 eu trabalho como quadrinista, ilustrador, arte-educador e empresário. Já ganhei três prêmios HQ Mix pela publicação Manicomics e trabalhei com diversas editoras, revistas, personagens e empresas nacionais e internacionais, tais como DC Comics, Marvel, Dark Horse, Abril e Maurício de Sousa Produções.
Em 2016 ganhei o prêmio Al Rio como destaque local. Fui coordenador de conteúdo do curso de quadrinhos do projeto HQ Ceará e organizador da Antologia HQ pela Fundação Demócrito Rocha.
Sou criador dos personagens Liz, Sebastião e Cariawara. Atualmente possuo um estúdio próprio em Fortaleza, Ceará (Estúdio Daniel Brandão) onde ofereço cursos de desenho, quadrinhos e mangá.
(85) 3264-0051
Facebook: (http://www.facebook.com/estudiodanielbrandao)
Twitter: danielbrandaoHQ
Instagram: @estudiodanielbrandao